quinta-feira, 26 de abril de 2007

Radio Tarifa

(clicar na capa para ouvir...)

Dei-lhes a conhecer os Radio Tarifa.
O Tomás desconhecia -- acho que a Goretti também!

Confesso que, tive de me empenhar muito, para que eles ouvissem o grupo.
A Goretti conseguiu -- depois de muita procura -- encontrar um CD. Acho que se ficou só pelo: "é diferente", nada mais.
Já o Tomás, depois de os ouvir -- ficou fã!

Este foi o início da procura:

" emmaemma:

Ainda ontem consegui aceder aos RADIO TARIFA, mas... só li!Quando cá tiver o meu rapaz, vou-lhe pedir que me ponha a ouvir (sou um matumbo informático!!!), porque gostei do que li. Faz o meu género!"

Enquanto o Tomás não conseguia ouvir os Radio T., íamos falando sobre outros artistas e recordando também os da nossa juventude. Posso reforçar que, ao contrário de outros locais onde se falava também de música -- o nosso espaço servia para divulgar o que ia saindo por cá, pois afinal, até nem somos dos piores países nesse aspecto, querem ver aqui neste desabafo:

"MADIES !
Vou dar-vos 1 xoque ...Aqui na australia estamos muito atrasados em tudo, e musica nao fica atraz;1 - Quando as novidades chegam aqui, ja sao velhas ai. Certos grupos nunca fazem tour aqui, por causa do custo.
2 - O programa portugues e pior que o programa da tropa transmitido outrora em Angola, se bem que este tinha desculpa. Aqui, a pessoa que faz o programa traz os discos, portanto a musica depende de quem faz o programa. Tambem a distancia nao permite as pessoas aqui comprar as ultimas novidades dai.

* Quando mencionarem grupos/artistas, se souberem, indiquem as websites onde se possa ouvir amostras da musica deles.Se olharem para as traseiras dos C.D.s, aparece sempre 1 direccao email do artista.

DOMITILA GORETTI"

*** Ouvir AQUI a voz de um dos elementos dos Radio Tarifa.





quinta-feira, 19 de abril de 2007

As "Missangas" do João

Ela é roqueira assumida, nós bem o sabemos mas, continuamos a dar-lhe a conhecer as "nossas" músicas deste lado de cá. Tanto eu como o Tomás, vamos falando também dos músicos portugueses. Ela -- a Goretti, claro! -- não conhece os da nova vaga...mas vai relembrando os mais antigos. Acho mesmo que, foi esta partilha saudável que fez de nós três os mais assíduos daquele "barbante" sanzaleiro!

***

28/07/2004

Foi aqui que eu lhe dei a conhecer o João Afonso e o seu trabalho: MISSANGAS!
Recordo que lhe passei o link e, gostou do que ouviu.
Recordámos o Very Nice -- Fernando Girão -- como todos sabem, penso eu!
Lembro-me também que, nessa altura, andava empolgada com os Belle Chase Hotel e, não perdi a oportunidade em falar neles.

O Tomás, que não perdia uma, assim que nos via ON -- veio logo com esta:

" Quanto à música portuguesa, vou assinando por baixo as sugestões da *emmaemma. São excelentes!Já agora só uma "dica": lembram-se do Very Nice, vocalista dos Heavy Band, em Luanda?Pois bem, é o Fernando Girão, que está na lista da emmaemma!Cantor fantástico! E reforço a opinião da emmaemma em relação ao João Afonso com "Missangas", que é outra maneira de "ver" Àfrica..."

Agora...eu não devia de transcrever o que a Goretti disse mas...não resisto! Ora aqui vai:

" Tenho que virar pirata da net para ouvir essa malta ai !"

Oopssss.......perdoem-na, é que, se não fosse assim, até que as coisas chegassem à Austrália....






* Emmaemma : sou eu! Não se esqueçam, tá?






quarta-feira, 18 de abril de 2007

Namoro &...Rod Stwart!


(clicar no Rod...)

Há experiências divertidas e, eu acho que Todas se passam com a Goretti! Ora vejam esta contada na primeira pessoa a 27/07/2004 -- bons ventos Sanzaleiros sopravam por esta altura...aiiii........era a descoberta do site e todas as emoções ao rúbro!

"Ha uns anos atraz fui a um restaurante chines jantar poique como soire ia tocar um antigo grupo ingles , advinhem ... sim, eram os Herman's Hermits !! Que seca, dos membros originais so havia um, o lead singer, e cantaram 2 ou 3 musicas deles e depois so cantaram musica dos The Who !!!! Ainda bem que so paguei o jantar ... !!! Jethro Tull ... Fui ve-los pela ultima vez em 95 ... em Adelaide, Ian Anderson devia ter perdido a voz ou estava de birra pois so tocou a flauta, sobre um pe e cantar ... NIENTE !! + tarde fiquei a saber que podia ter pedido o $$ de volta ... " ... and your wise man don't know how it feels eeeleeellls .... to be thick ... as a brick ...! George Thoroghgood & the Delaware Destroyers .
Se querem um bom concerto, George e os seus acompanhantes garante uma noite the rock intensa e divertida a brava pois ele tambem e bom humorista ! Rod Stuart ... Comecei a namorar com o meu marido num concerto do Rod Stuart em
Sydney em 1978; comecou a chover e tivemos de nos resguardar debaixo de um cobertor !! "

.........Pois!, depreendemos o resto! Com ela é sempre assim: tudo com música!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Osibisa e os TPC...

( clicar na capa do disco)
Bem, tenho de andar com isto p'rá frente...há tanto ainda a recuperar.
Não é fácil trazer aquilo tudo às costas -- quero ver se a "malta" chega de
mini-férias e me ajuda na tarefa....
Ora bem, a "nossa" Goretti é uma rokeira sem remédio e, não esconde. Vejam só
aqui neste post:

" STRONTIUM - 90
Ha por acaso algum luandense que se lembre de um programa de radio nos anos 72 / 73 ** chamado STRONTIUM - 90 ?? Se me recordo bem, Strontium - 90 e um componente da bomba atomica, e o programa comecava e acabava com o tic tac seguido de uma explosao!
Tocavam musica porreira e foi atraves deste programa de radio que conheci grupos como Osibisa, Emerson Lake & Palmer, Jethro Tull, Yes, The Who, Steppenwolf, Led Zeppelin, The Guess etc, a lista e incrivel !
Eu vinha do liceu - LGL - e sentava-me a fazer os deveres com o radio aceso neste programa.

* Emma,realmente sempre tive uma paixao grande pela musica pesada como dizes, e do berco a cova menina, nao posso passar sem um bom solo de guitarra ou bateria ! Infelizmente ainda nao me decidi a aprender a tocar guitarra, mas ainda nao puz departe essa ideia !"

* Esta Emma...sou eu! :-)

** Fernando... Peras pá!, achas que já eras nascido em 72/73, para poderes dizer à Goretti se te lembras do Stromtium 90...?! :-P

--- Fico a aguardar a tua colaboração!

Joe Cocker in....

Então não é que, Joe Cocker também esteve em Adelaide...?!
Em 18-07-2004 -- Goretti diz-nos assim:

"Sobre o Joe Cocker (clicar no Cocker)...Adelaide-Australia A 13 de Outubro de 1972, Joe Cocker - que tinha fumado umas passitas para se relaxar depois do concerto - foi preso por possuir marijuana, e mais tarde libertado mas so depois de pagar uma multa de $1000 dolares .No mesmo dia a noite durante outro concerto, Joe Cocker vingou-se gritando "Daqui a 5 anos a marijuana estara legalizada em Australia , e o tipo que me prendeo tambem fumara."
No dia seguinte, o ministro da imigracao deu-lhe 4 horas para sair do pais e nao mais voltar!Depois disso, Joe Cocker ja voltou mais de 10 vezes !
Vi o J.C. em 78, quando se aguentava em pe apoiado pelo microfone, e mais tarde depois de reformado. Ambas as vezes, o espetaculo foi soberbo."

Esta Goretti...nem sei como ela não disse antes...Joe Cocker fumou umas biulas....aka!


quarta-feira, 11 de abril de 2007

Tomás

Depois, é a vez do Tomás se juntar a nós - rapaz culto - um leitor insaciável! A música é também um dos seus amores, daí o chamamento ser irrecusável!
Actualmente, também ele anda afastado mas, por uma boa causa: anda atarefado com a escrita -- nem sei se já conseguiu editar o seu livro mas, vai valer a pena, tenho a certeza.

A certa altura, depois de eu ter mostrado a minha admiração pela voz de TOM WAITS,(clicar no Tom ) o Tomás vem logo à carga:

" TOM WAITS... se puderes procura o trabalho THE EARLY YEARS. Dá para entender melhor o percurso do Tom.O meu álbum favorito é o BLUE VALENTINES.

Um abraço"

Depois da minha resposta ao Tomás, a Goretti não perdoa e atira:

"Despertam em mim de novo interese em Tom Waits . Aqui ele foi bastante popular nos anos 80,e foi nessa altura que comecei a gostar dele, depois e como tudo, vieram outros, e ele foi comecando a ser esquecido, o que e pena. Tenho de ir ali ao monte de vinil vasculhar e ver o que encontro!

The Darkness - banda que comeca a ser popular aqui agora com o seu debut "Permission to land ", gosto imenso, e espero que venham aqui rapido. O tipo de som e Hard Rock, que me faz lembrar muito os Queen, excepto que o vocalista, Justin Hawkins, soa qualquer coisa entre 1 pessoa que acaba de dar 1 martelada no dedo e 1 pessoa que acaba de entalar os ... no feixo das calcas !
De qualquer maneira, se ainda nao os conhecem, procurem conhecer. Estou certa que esta banda sera porreira em concerto nao so pela musica, como tambem pelo "teatro" !

Rock on !
Goretti


Relembrando...

Goretti, ataca logo as músicas assim:

"Fez no passado mes de junho, 40 anos que os Beatles vieram de Tour a Australia (clicar)(de 12 a 20), comecando em Adelaide. Naquela altura 300.000 pessoas (metade da pop de Ad.)formaram 1 linha desde do centro da cidade ate ao aeroporto, para asistir a sua chegada. Este numero nao foi + superado.A ultima hora Ringo ficou doente com tonsillitis e foi substituido pelo baterista Jimmy Nicol . Nicol teve o muito curto prazer de gozar a adulacao de fans a chegada, mas infelizmente para ele, Ringo recuperou-se e juntou-se ao resto do grupo 2 dias + tarde.
Existem fotos de J. Nicol, triste sentado sozinho no aeroporto a espera de aviao para Inglaterra, e segundo consta, o seu salario foi 1 relogio, e a viagem, depois disso ... sumio !Os Beatles fizeram 2 concertos em Adelaide, com a duracao de pouco + de meia hora cada !
Adelaide marca esta data todos os anos com varios programas de concertos jantares etc, aos quais comparecem fans daquele tempo, vestidos a Seargent Pepper, e exibindo autografos e outros souvenires da epoca.As famosas imagens dos Beatles de guarda chuvas em mao, em pe atras numa carrinha, foram filmadas em Adelaide."

I wanna hold your hand ..."
Goretti

Ximinha




Ximinha, foi a primeira amiga a juntar-se a nós!
Foi durante muito tempo minha companheira das "noites sanzaleiras"...
A vida quotidiana de cada um faz com que nos afastemos e, chegou a vez da Ximinha: um dia desapareceu do nosso círculo mas, sei que não se esqueceu de mim, tal como eu não a esqueço!
Ora a nossa amiga Ximinha, fez a sua aparição no Express, desta maneira:

"Goretti, estou a achar o máximo esta ideia.
P'ra já, assim de repente, em relação a situações "enrascadas" .... não foi no elevador, foi na rua.
Há muitos anos atrás, dei de caras com o nosso cantor (alentejano) Vitorino, parado num passeio, à espera dum táxi. Habituada que estava a vê-lo só nas capas de discos, e só a cara, ..... fiquei surpreendida por vê-lo assim alto, de sobretudo preto, elegante, ar distante, lindo, lindo, .... que abrandei, quase parei, a olhar para ele, admirada. Ele, olhou para mim, também admirado - não por mim, claro .... e eu "acordei" e pus-me a andar depressa, envegonhadíssima.

Virei ler as novidades, quem sabe também darei opiniões, gosto muito de música.

Ximinha "
*** Essa gatinha...é o avatar da Ximinha na Sanzalangola!

Goretti


A Goretti, tal como todos os "navegantes" daquele site: veio de Angola. Nessa altura encontrava-se na Austrália e mostrava uma dificuldade em se lembrar de muitos termos da nossa língua - apesar de ser professora de Italiano, espanhol e...(?) não recordo se mais alguma! Daí, ter iniciado assim o seu Musik Express -- ora vejam:

" Ola amigos,Ponho este forum a disposicao de todos os sanzaleiros que gostem de musica estranjeira. Comparta connosco":

Ultimas novidades musicais,
novos CDs, compilacoes,
DVDs, films sobre musica.
Critica ao seu album preferido / mais detestado.
Critica a um concerto.
Fofocas & curiosidades sobre os artistas / grupos.
Experiencias interesantes; se conhece algum artista pessoalmente, se alguma vez se encontrou enrascado num elevador avariado e consigo estava alguem famoso, ou se se esta borrifando para tudo isto !

P.S. Por favor nao adicionar letras de musicas, pois ha ja outros forums que tratam desse tema ."

-- Como podem ver...a "coisa" prometia!

O início...



Foi a 16 de Julho de 2004 que o Musik Express, da minha amiga Goretti, teve início! Abriu num espaço restrito a uma comunidade de outros mares, onde eu também fui parar.

Travámos conhecimento, fizemos amizade e "aquilo" foi fluindo. A nós juntaram-se outros amigos e até hoje, "aquilo" foi andando...

Acontece que, como tudo, parece ter os dias contados. É que, o espaço virtual onde o Musik Express navega "o mar está cão" -- como se diz aqui p'las minhas bandas!

Ora bem, antes que que o Express se afunde, lembrei-me de trazer para a bloguesfera o Musik para sempre que quisermos, recordemos os momentos divertidos que por lá vivemos.